A importância da Leitura Dicas DEFINITIVAS p/ estimular a leitura infantil A importância da Leitura Dicas DEFINITIVAS p/ estimular a leitura infantil

A importância da Leitura e o Incentivo à Leitura Infantil

A importância da Leitura e o Incentivo à Leitura Infantil

Saiba por que a leitura para crianças é tão importante não só para o desenvolvimento a nível de vocabulário, mas também no desenvolvimento da criatividade e da imaginação,  na formação cultural. É importante ainda para auxiliar a criança a lidar com as emoções, além de inúmeros outros benefícios.

Prossiga com a leitura para descobrir todos eles, além de excelentes dicas para estimular a leitura infantil e criar um bom leitor.

Hoje com televisão, videogame, computador e internet, os livros têm ficado cada vez mais de lado. Leitura é um hábito maravilhoso e também educativo, uma vez que só traz benefícios. No entanto, graças às novas tecnologias, a leitura tem perdido espaço. Esta prática deve começar desde cedo, mesmo que a criança não saiba ler, já é de extrema importância que ela escute um adulto fazendo a leitura para ela.

A importância da Leitura. Pai e mãe lendo para o bebê. (Crédito Imagem: http://www.freepik.com/free-photo/mother-and-father-reading-a-book-with-baby-in-the-middle_979522.htm)

Então, se você já dedica alguns minutos do seu dia para ler para os filhos: parabéns! Você pode pensar que está apenas dando mais atenção e carinho para eles, mas a verdade é que você está contribuindo muito para o desenvolvimento deles. Caso você não tenha o hábito de ler para os seus filhos, acrescente isso a sua rotina. Uma simples história infantil por noite pode fazer toda a diferença na vida dos futuros leitores.

A importância da leitura no desenvolvimento das crianças

Ler para uma criança diariamente ajuda tanto no desenvolvimento pessoal quanto no intelectual e, ainda, futuramente no profissional dela. A leitura aperfeiçoa muitas habilidades já desde cedo. Por exemplo, a criança usa a imaginação enquanto escuta a história e isso estimula a sua criatividade.

Além disso, ela aumenta o vocabulário ao conhecer novas palavras com novos significados. Dessa forma, ela dialoga melhor ao organizar melhor a própria expressão linguística, ao internalizar a gramática de forma natural. Vale lembrar que o mesmo acontece com a linha de raciocínio que se torna mais lógica, à medida que a leitura vai estimulando diferentes áreas do cérebro.

Meninos lendo. (Credito Imagem: https://www.freepik.com/index.php?goto=74&idfoto=1387622&term=menino%20lendo)

Mesmo que você leia para um bebê, mais para frente, quando esse estiver na idade escolar, ele não terá menos dificuldades na escrita, pois, já estará familiarizado com a linguagem. Isso tudo também está ligado à comunicação da criança. Logo, ela terá maior facilidade para manter relações.

Além de criatividade, vocabulário, comunicação, entre outros, o hábito da leitura infantil também auxilia a criança também desenvolver senso crítico. A leitura amplia o conhecimento de qualquer indivíduo. Dessa forma, a criança já aprende a organizar e desenvolver as suas ideias e opiniões, e se torna capaz de mostrar seus pensamentos de maneira clara e objetiva.

É importante ressaltar ainda que o hábito da leitura faz com a criança desde cedo já aprenda interpretar. Isso é excelente, pois, na escola ela precisará dessa habilidade para reter os conteúdos. Além disso, quando ela precisar ler artigos, textos ou livros terá maior facilidade para entender os assuntos. Então, não importa se a mãe começa lendo uma história infantil, isso já ajuda a desenvolver a habilidade da interpretação. E fazer leituras, quer seja em uma sala de brinquedos, quer seja em no quarto de bebê é garantia de diversão pura, não é mesmo?

Mais benefícios da Leitura para as crianças.

Um dos principais benefícios da leitura é o afeto desenvolvido entre mãe(e pai) e filho, ou seja, ela estreita as relações familiares. Mesmo para uma criança que já saiba ler ou para um adulto, ouvir histórias é algo extremamente prazeroso. Todos adoram escutar boas histórias. As crianças gostam de ouvir histórias principalmente de seus pais. Isso é bom, pois o interesse e a atenção são maiores, afinal, eles são os seus heróis. Sem falar que esses serão momentos lembrados para sempre tanto pelos pais quanto pelos filhos.

Esse vínculo familiar criado pela leitura não beneficia somente a criança, o adulto que está lendo também vivencia novas experiências ao ingressar nesse universo mágico. Outro tipo de afeto promovido pela leitura é entre a criança e o próprio livro. Muitas se comovem ou se identificam com as histórias, e acabam desenvolvendo paixão pelo objeto livro. Além disso, diversos sentimentos e emoções como, por exemplo, medo, alegria ou até compaixão vão sendo trabalhados ao longo das leituras, e isto ajuda profundamente no desenvolvimento da criança.

Mas o grande benefício mesmo é que a criança já cria o hábito de leitura com o tempo. Ela começa escutando as histórias dos pais, mas vai chegar uma hora, quando já souber ler, que ela mesma vai atrás dos livros, para ler sozinha. Assim, logo logo já saberá escolher quais são os livros cujos assuntos são de seu interesse. Se a leitura for implantada desde o berço, no seu quarto de bebê, por exemplo, quando estiver maior, ela vai continuar valorizando o momento da leitura.

Quando deve começar o incentivo à Leitura Infantil?

Quanto mais cedo começar o incentivo à leitura infantil, melhor devio aos benefícios e a importância da leitura. Quanto mais tarde, os benefícios podem não ser tão eficientes. Então, você já pode começar a contar histórias para o seu bebê! É claro que existem diferentes tipos de leituras para um bebê e também para uma criança. Para o bebê precisa ser algo mais curto e leve. Conforme ele vai crescendo, vá aumentando o tamanho e a intensidade das histórias. Logo, ele já estará lendo os seus próprios livros.

Como organizar o momento da leitura em família?

Confira algumas dicas para deixar o momento da leitura em família ainda mais especial, e claro, mais eficiente também. Ou seja, saiba como se tornar um bom contador de histórias para os seus filhos.

Primeiramente, escolha sempre uma história ou livro cujo assunto que seja adequado para a criança. É importante entender que cada faixa etária necessita de leitura específica, você vai ler algo diferente para um bebê e para uma criança de 3, por exemplo. Porém, independentemente da idade, escolha histórias que ativem a curiosidade da criança, fazendo com que ela use muito a sua imaginação. Por isso, procure assuntos que sejam do gosto pessoal dela. Se o seu filho já sabe escolher livros, leve-o à biblioteca ou à livraria e deixe que ele escolha.

Dica: antes de ler para uma criança, faça a leitura do livro infantil. Dessa forma, você já saberá que partes do livro serão mais emocionantes, depois, durante a leitura, transfira essa emoção para seu filho(a).

Procure sempre finalizar as histórias para as crianças. Não é muito legal falar que continua no dia seguinte, pois, dessa maneira, a criança ficará ansiosa. Por isso, sempre que possível, finalize a leitura do livro. O melhor momento para fazer a leitura para crianças é antes de dormir. Portanto, crie um final bem mágico para que eles tenham com o que sonhar.

Crie um ambiente especialmente para esse momento. Quartos infantis são ótimos para isso. Com muitos brinquedos, papéis de paredes, entre outros, as crianças vão deixar a sua imaginação fluir. Mas para que fique ainda mais especial, separe um canto do quarto para esta finalidade. Como se fosse o canto da leitura. Bem aconchegante, com luz mais baixa, uma poltrona em que a mãe possa sentar-se e almofadas no chão para as crianças.

A imporência da leitura infantil – Mãe lendo para filha. (Credito Imagem: Pixabay)

Finalizando, é importante ressaltar que a mãe(ou pai) precisa de vontade para repassar a história para os filhos, ou seja, ela, assim como eles, também precisa mergulhar na narrativa. A leitura ficará muito mais gostosa. Não importa se você não interpreta tanto, o que importa é você estar junto de seus filhos nesse momento.

A importância da leitura é um tema amplamente discutido, se quiser mais informações, clique neste link para ler um excelente artigo do site Brasil Escola.

Depois de ler este post, com certeza você está mais informada(o) sobre a importância da leitura. Agora conte para nós nos comentários, já existe o incentivo à leitura para crianças em sua casa? Você possui alguma técnica de leitura infantil? Como você viu, só existem benefícios!

Agora aproveite para deixar o sua opnião sobre o assunto no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos.

A importância da Leitura e o Incentivo à Leitura Infantil
5 (100%) 2 votes
Marcado com , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
error: Desabilitado!