Adeus à sujeira! Descubra alguns segredos de mãe para deixar sua casa sempre limpa

Manter a casa sempre limpa e organizada é um desafio para a maior parte das pessoas, principalmente para quem precisa conciliar os afazeres domésticos com as tarefas profissionais e cuidados com os filhos.

Mas essa rotina cansativa pode se tornar um pouco mais simples se você colocar em prática alguns truques que certamente sua mãe utilizava para deixar a casa com aquele aspecto de limpeza mas que você nunca percebeu.

Pronto para descobrir quais são esses segredos? Confira abaixo a lista que elaboramos em parceria com o site Habitissimo:

Fonte da foto em: pexels.com

O milagre do bicarbonato

Pode até parecer estranho, mas o bicarbonato é capaz de fazer verdadeiros milagres pela limpeza de sua casa se for bem utilizado. Uma das formas de utilizar esse ingrediente secreto é na hora de desodorizar a máquina de lavar louças ou a lavadora de roupas. Para isso, basta colocar um pouco de bicarbonato e água no local onde despejaria o sabão, acionar uma lavagem comum, e pronto, adeus ao mau cheiro!

Fonte da imagem: https://melhorcomsaude.com.br

Outra ideia interessante para utilização do bicarbonato é na limpeza de tapetes ou do sofá que está com um cheiro ruim. Esfregue um pouco de bicarbonato sobre a peça, deixe agir por alguns minutos e depois conte com a ajuda de um aspirador para remover o produto. Por fim, você ainda pode contar com o poder do bicarbonato para clarear utensílios de prata, misturando-o com um pouco de água quente, sal e vinagre. Experimente e veja os resultados!

Mantendo o banheiro e a cozinha sempre limpos

O banheiro e a cozinha são duas regiões da casa que possuem uma tendência maior a ficarem sujas ou com mau cheiro.

Para evitar que isso aconteça, um truque eficiente é deixar sempre por perto alguns produtos simples de limpeza, como um desinfetante e um pano limpo. Você não precisa limpar esses cômodos todos os dias, mas sempre que perceber que a sujeira está começando a se acumular, basta passar um paninho com desinfetante no vaso sanitário, na pia ou nos azulejos e garantir que o ambiente fique limpo por mais tempo.

Fonte da imagem em: pexels.com

O lugar ideal para guardar as roupas de cama

Algumas camas já possuem uma espécie de baú embutido na parte inferior do móvel que pode ser usado com um ótimo local para armazenar as roupas de cama.

Porém, se esse não for o seu caso, não se preocupe, basta deixar as roupas de cama embaixo do colchão e elas permanecerão dobradas graças ao peso exercido sobre elas. Além de economizar espaço no guarda-roupa, esse truque ainda evita que você tenha que passar a roupa de cama sempre que retirá-la do armário amassada.

Fonte da imagem: pexels.com
Fonte da imagem: pexels.com

Um cheiro sempre agradável

Ninguém merece aquele cheiro de casa fechada que fica impregnado em alguns imóveis, certo? Para evitar que isso aconteça, o ideal é abrir todas as janelas da casa durante pelo menos 15 minutos por dia.

A ventilação cruzada irá fazer com que o ar circule pelos ambientes e ajuda a garantir um cheiro mais agradável. Outra opção que pode ser interessante para manter um cheirinho de limpeza na casa é limpar o piso utilizando água quente e limão. Você também pode optar por instalar um ambientador próximo à janela, pois assim a corrente de ar irá espalhar o cheiro agradável por todo o ambiente.

Fonte da imagem: pexels.com

Controle a umidade no banheiro

O banheiro é um cômodo naturalmente úmido pelo excesso de água presente no local, seja na pia, no chuveiro ou no vaso sanitário. Porém, essa umidade não precisa ser um problema, já que com um truque simples é possível mantê-la sobre controle.

Para isso, basta colocar em um recipiente alguns pedaços de giz, arroz ou carvão vegetal. Com a ajuda desses ingredientes que absorvem a umidade e o mau cheiro será possível manter seu banheiro sempre com a sensação de limpeza e frescor.

Fonte da imagem: pexels.com

Brilho e limpeza extra para o aço inox

O aço inox vem sendo um dos materiais mais utilizados nas cozinhas modernas, graças à sua excelente resistência além do aspecto elegante que possui. Porém, com o uso diário e a exposição à sujeira e à gordura é natural que os eletrodomésticos e bancadas de inox acabem ficando um pouco foscos e percam sua beleza original.

Para resolver esse problema, basta misturar em um recipiente spray um pouco de álcool e água e aplicar nas superfícies de aço inox com um pano limpo. O resultado será a recuperação do brilho natural do aço inox e uma cozinha renovada!

Fonte da imagem: pexels.com

Encante-se com as batatas

Esse ingrediente tão versátil no preparo de refeições também pode ser um grande aliado na hora de limpar a casa. Para limpar um espelho, por exemplo, basta passar sobre ele uma batata crua e na sequência utilizar um pano umedecido com vinagre e o resultado será encantador. Ela também pode ser útil para limpar os azulejos da cozinha ou do banheiro, e nesse caso basta cozinhar uma batata e usar água do cozimento na limpeza.

Para realizar uma limpeza profunda no forno, as cascas de batatas podem ser a opção ideal. Basta colocá-las em uma bandeja e deixar o forno ligado durante alguns minutos. O vapor oriundo das cascas irá amolecer os resíduos do forno e será possível retirá-los usando um pano úmido sem dificuldades. Tenha cuidado apenas para não se queimar enquanto o forno ainda estiver quente.

E aí? O que você achou das nossas dicas?

Não se esqueça de comentar e compartilhar este artigo com seus amigos.

Até a próxima!!!

Adeus à sujeira! Descubra alguns segredos de mãe para deixar sua casa sempre limpa
5 (100%) 1 vote