Boa Alimentação na Gravidez – Descubra os Nutrientes essenciais.

Boa Alimentação na gravidez

Oi mamãe, procurando dicas sobre uma Boa Alimentação na gravidez? Continue conosco neste post e saberá como uma boa alimentação pode tonar sua gravidez muito mais tranquila.

Durante a gravidez, todos os nutrientes utilizados pelo bebê para desenvolver-se de forma saudável são retirados da mãe. Isso significa que possivelmente uma boa ou má saúde da criança no decorrer da vida será determinado por quais alimentos a mãe ingere durante a gestação.

Além disso, não é apenas o bem estar do bebê que está em jogo. A gravidez é marcada por mudanças corporais e hormonais muito intensas e, se a mulher tem predisposição a alguma doença ou já se trata contra a hipertensãopor exemplo,  o período da gravidez pode ser muito delicado.

A alimentação saudável é crucial para a gestante manter a saúde e poder aproveitar essa fase tão especial.

Quer saber tudo o que uma boa alimentação pode fazer por você e por seu bebê? Quais complicações serão evitadas? Então não pare aqui e prossiga a leitura!

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Quais os nutrientes fundamentais para gestante e o que cada um deles proporciona?

Uma Boa Alimentação na gravidez proporciona o bom desenvolvimento do bebê.

Importância do Ácido Fólico.

Nos três primeiros meses, por exemplo, é fundamental ingerir quantidades adequadas de ácido fólico, nutriente que você encontra nas carnes e no espinafre. O ácido fólico, que é uma vitamina do complexo B, atua no processo de multiplicação celular e também na formação e desenvolvimento do cérebro.

É bem provável que você já conheça a importância do ácido fólico, pois ele costuma ser receitado mesmo antes do início da gestação, justamente para evitar problemas nas primeiras fases de desenvolvimento do feto, em especial a formação do tubo neural.

Importância do Ferro e do cálcio na gestação.

Ferro e cálcio são igualmente indispensáveis, em especial no segundo trimestre de gestação. O ferro é utilizado na formação da hemoglobina, responsável pela oxigenação do sangue de seu bebê.

A carne constitui a maior fonte de ferro, mas há outros alimentos bastante ricos e que podem compor muito bem a sua dieta, como as ervilhas, o feijão, as verduras de folhas verdes e os frutos secos. No entanto, é preciso ter muita atenção com a quantidade de gorduras e de calorias, as quais não existem nas folhas verdes e são altas nos frutos secos.

Tanto para a saúde do bebê quando da mãe a ingestão adequada de cálcio é fundamental. Tal nutriente combate a descalcificação dos ossos da gestante e atua na formação dos ossos do bebê. Assim, invista na ingestão de produtos lácteos, como leite, queijos e iogurtes, de legumes, como o brócolis (que podem, inclusive, ser comidos crus), e de sementes oleaginosas, tal qual avelãs, castanhas e amêndoas.

O papel do Zinco na gravidez.

Na hora de ir às compras, não se esqueça dos alimentos que são fonte de zinco. Isso porque esse elemento é responsável pelo desenvolvimento do sistema nervoso, circulatório e dos órgãos em geral. Caso sua dieta seja pobre em zinco, aumenta a possibilidade de que o bebê tenha algum tipo de má formação.

Para que isso não aconteça, siga investindo na ingestão adequada de carne vermelha, mas também enriqueça suas refeições com ovos, leite e derivados, carne de frango, legumes e verduras, como beterraba, brócolis, couve, couve-flor, acelga, alface e cenoura.

A vitamina D e seus benefícios durante a gestação.

Por fim, inclua em sua lista de “nutrientes fundamentais” a vitamina D, a qual é responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico da gestante, além de também atuar na fortificação do sistema ósseo, muscular e cardiovascular e na manutenção de uma pele saudável. E ainda tem mais benefícios: consumindo quantidades adequadas de vitamina D, você estará combatendo o diabetes tipo 1.

Caso haja necessidade, é possível que seu médico solicite que você tome suplementos de algumas dessas vitaminas, para garantir que a dose diária está realmente sendo ingerida. No entanto, nada substitui investir muito na variedade dos alimentos presentes em seu prato.

Dieta x saúde da gestante

Como você já sabe, a Boa Alimentação na gravidez também pode proteger a saúde da futura mamãe, visto que uma série de pequenos problemas e complicações é bastante comum.

Uma das causas da hipertensão desenvolvida durante a gestação é justamente uma alimentação que não supra suficientemente as necessidades do organismo. Caso a gravidez ocorra depois dos 35 anos e a mãe tenha diabetes, o risco de desenvolver hipertensão é consideravelmente maior.

A dieta, tanto para evitar quanto para quem tem pressão alta, deve ter pouquíssimo sal, muita água e quantidade suficiente de ácido fólico.

Não deixe de consultar uma nutricionista, pois é preciso ter uma dieta voltada exclusivamente para o seu quadro.

Já a diabete gestacional pode atingir grande parte das mulheres, não apenas as que estão fora do peso ideal ou mais de 35 anos, ainda que nesses casos o risco seja superior.

A Boa Alimentação na gravidez é fundamental tanto para evitar quanto para combater o quadro de diabetes.

Procure ingerir uma boa quantidade de fibras, por meio do consumo de verduras, legumes, grãos, sementes e cereais integrais. Isso auxiliará na estabilização do índice de açúcar em seu sangue.

Sobre as frutas, tenha bastante cuidado. Muitas delas possuem alta concentração de açúcar, então procure as variedades que são menos doces e não te prejudicarão.

Por fim, a anemia pode ser bastante perigosa durante a gravidez, já que causa o parto prematuro.

Para trata-la ou evita-la, você precisa ingerir doses suficientes de ferro, conforme mencionado acima, este nutriente você encontrará na carne vermelha, legumes, leite e derivados.

Preste atenção nessa dica importante: após as refeições, não tome chá ou café, pois essas bebidas diminuem muito a capacidade de seu organismo de absorver o elemento.

Grávida deve comer por dois?

Esqueça essa frase que todos os seus familiares e amigos amam dizer: “Você deve comer por dois”, a prática dela certamente significará aumentar muito o seu peso, e isso não é bom indício.

A quantidade da porção de suas refeições deve ser controlada.

Lembre-se: qualidade é melhor que quantidade, você precisa ter muita atenção com a variedade de alimentos que estão no seu prato, para garantir que todos os nutrientes fundamentais para uma boa gestação estejam sendo consumidos.

Uma dieta rica em quantidade pode não ser composta pelos elementos importantes para o organismo da mãe e do bebê, então preste muita atenção nos alimentos que estão em seu prato.

A boa alimentação é importantíssima para todas as pessoas, então imagine quão importante ela é para uma pessoa que está gerando outra vida e para um organismo que está se formando.

Vimos o quanto uma Boa Alimentação na gravidez é importante para saúde da futura mamãe e do bebê, seguindo todas essas dicas, sua gestação tem muito mais chances de ser tranquila, permitindo-lhe aproveitar com saúde cada segundo desse momento especial.

Caso esteja em busca de mais informações sobre Boa Alimentação na gravidez, recomendamos a leitura deste artigo no site “guia do bebê”.

 

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