Como escolher o berço de bebê?

Como escolher o berço de bebê de acordo com o INMETRO?

Oi mamãe, se você leu nosso outro artigo aqui do blog intitulado “Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!”, você viu o quanto nos acreditamos que a escolha do berço de bebê é um assunto importante e delicado, pois ela irá afetar diversas áreas da vida do seu pequeno. Então continue lendo este post e saiba os motivos da proibição da produção de berços com grade móvel por meio de portaria do INMENTRO, além de conhecer algumas dicas para saber melhor como fazer esta escolha tão importante.

A primeira coisa a ter em mente, é que a escolha do berço de bebê vai muito além de aspectos como beleza e preço, uma vez que o berço será o local onde seu bebê irá passar grande parte do tempo nos primeiros meses de vida.

Recomendados para você!
BERÇO AMERICANO PROVENCE
BERÇO AMERICANO PROVENCE
Acessar
Lindo E Aconchegante Berço Provence. Com Capitonê É Certificado Pelo Inmetro e Oferece Uma Maior Segurança Para Seu Querido Filho.
BERÇO DOCE SONHO
BERÇO DOCE SONHO
Acessar
Lindo Berço Com Rodízios para encantar o quarto de seu filho(a)!!!
BERÇO PORTÁTIL SIDE BY SIDE
BERÇO PORTÁTIL SIDE BY SIDE
Acessar
A amamentação noturna se tornará muito mais fácil, assim como haverá uma melhora na qualidade do sono dos pais, por permitir que o bebê seja tranquilizado rapidamente durante a noite.

Riscos de acidentes envolvendo bebês e crianças em berços.

Uma pesquisa divulgada na edição de março de 2011 da revista médica norte americana Pediatrics da Academia Americana de Pediatria – AAP revelou que quase 10.000 bebês e crianças são feridos em acidentes de berço, Moisés ou cercadinhos todos os anos. Esta quantidade de acidentes significa que em média 26 crianças são levadas ao hospital todos os dias após sofrerem tais acidentes. (Aqui esta o link da pesquisa na integra – em Inglês).

“As descobertas mais significativas para mim foram o número de lesões”, disse Gary A. Smith, principal autor do estudo e diretor do Centro de Investigação e Política de Lesões do Hospital Infantil Nacional. “Eu não esperava ver 9.500 crianças por ano tratadas em departamentos de emergência por lesões relacionadas com berço.”

No Brasil, INMETRO proíbe produção e venda de berços com grades móveis.

berço de bebê

Infelizmente aqui no Brasil não existem dados oficiais sobre acidentes envolvendo bebês em berços ou cercadinhos (itens básicos na rotina familiar), mas o estudo norte americano serve de alerta para nós pais nos atentarmos as normas de segurança que incidem sobre tais produtos (tanto na hora da compra, quanto na hora do uso).

No entanto, há sim uma preocupação das autoridades competentes de nosso país em relação a segurança dos berços para bebês.

Seguindo as práticas internacionais do setor o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 53, de 1 de fevereiro de 2016 que visa o aperfeiçoamento da regulamentação que amplia o rigor na segurança de berços.

 

Entre as principais atualizações, a portaria prevê a inclusão na certificação de berços dobráveis, pendulares, berços de balanço e de modelos com menos de 90 centímetros de comprimento, e passa a proibir as grades laterais móveis nos produtos.

Você deve estar se perguntando por que ainda tem lojas que vendem berços com a grade móvel, saiba que fabricantes e importadores tiveram um prazo de 24 meses para deixar de fabricar e comercializar os produtos que não cumpram as novas regras.  Já o prazo estabelecido para que o itens deixassem de ser vendidos ao consumidor final foi de 36 meses – todos os prazos contados a partir da data de publicação da portaria.)

Principais justificativas para retirada destes berços de circulação.

  • Ao elevar a grade lateral do berço de bebê, a mesma pode não travar corretamente e vir a deslizar sem que se perceba, oferecendo então riscos para o bebê enquanto dorme.
  • Ao fazer força para baixar a grade, o berço pode vir a tombar.
  • O movimento de erguer ou abaixar a grade do berço poderá vir a prender o dedinho, braço ou mesmo a perninha da criança.
  • Hoje em dia com o avanço as facilidades do comércio eletrônico, na maioria das vezes somos nós mesmos os pais quem montamos os berços de nossos bebês, aumentando assim as chances de não instalar corretamente o mecanismo de abaixar e suspender a grade.
  • Em função do desgaste, é comum que a lateral do berço de bebê comece a apresentar folgas que consequentemente colocam a criança em situação de risco. Segundo Leonardo Rocha, chefe da Divisão de Regulamentação Técnica e Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, ao criar um espaço entre o colchão e a grade do berço, membros do bebê ou até mesmo a cabeça pode ficar presa nesse espaço trazendo risco de asfixia.

Como contornar o problema com a segurança dos berços?

Se você ainda não comprou o berço do seu bebê, sabendo dos riscos iminentes que este modelo poderá trazer para o seu pequeno, o ideal a se fazer é escolher um modelo de berço sem a grade móvel.

Se você já comprou ou ainda se já usa e esta acostumada com a praticidade que o modelo oferece na hora de colocar e tirar o bebê do berço, o ideal é reavaliar se vale ou não a pena correr estes riscos a continuar a usar o mecanismo.

Uma solução que algumas mamães encontraram para não correr o risco de esquecer-se e voltar a usar o recurso de subir e abaixar a grade lateral foi virar o berço do bebê e deixar a lateral móvel encostada na parede, ou do lado menos utilizado.

Você poderá ainda encontrar algum modo seguro de fixar definitivamente a grade lateral do berço do bebê, para isso procure empresa especializada ou um marceneiro experiente de sua cidade, ou ainda, entre em contato com o fabricante do berço ou com a loja onde você comprou o produto para checar se há esta possibilidade. 

Bom mamãe, alerta dado eis que chega a hora mais importante: escolher e então comprar o berço do seu bebê. Te confessamos que você terá uma difícil missão pela frente, em virtude do grande volume de modelos de berços ofertados pelo mercado, cada um com suas peculiaridades e um mais lindo que o outro.

Para te ajudar na difícil tarefa de escolher o berço ideal para seu bebê, deixamos algumas dicas, confira:

Características fundamentais para escolha do berço:

decoracao do quarto de bebe
INFOGRÁFICO – BERÇO IDEAL PARA SEGURANÇA DO BEBÊ

  1. A altura das laterais e paredes do berço de bebê deve ser de, no mínimo 60 cm a partir do estrado (na posição mais baixa). IMPORTANTE: A partir dos seis meses ou assim que o bebê já estiver sentando é importante manter o estrado nesta posição.
  2. Qualquer espaço vazado ou distância entre duas barras no berço, deverá ser de no mínimo 4,5 cm e no máximo 6,5 cm. Esse espaçamento evita que os membros do bebê ou até mesmo a cabeça fiquem presos.
  3. Quando o colchão não vier juntamente com o berço, o fabricante deverá orientar a compra do mesmo.
  4. Arestas, bordas, cantos, componentes pequenos e partes salientes do berço de bebê devem ser livres de rebarbas, devendo ser chanfradas ou arredondadas, de forma a impedir que a criança se exponha ao risco de cortes e outros ferimentos.
  5. A distância máxima entre as ripas do estrado do berço de bebê deve ser de 6 cm.
  6. Se o berço tiver rodinhas nos quatro pés ou apoios, duas devem conter travas para garantir estabilidade do mesmo.
  7. Não deve haver decalques ou adesivos nas superfícies internas do berço acessíveis a criança;
  8. O espaço entre o estrado e as laterais do berço não deve ultrapassar 2,5 cm
  9. Quando o colchão não vem junto com o berço, o fabricante deverá mencionar alguma recomendação para orientar a compra do mesmo;
  10. Não pode ser utilizada na composição do berço madeira frágil ou quebradiça. A  madeira ainda deverá ser isenta de apodrecimento e ataque de insetos;
  11. Todo metal, incluindo partes como molas, porcas, parafusos e arruela, deve ser feito de material resistente à corrosão, como alumínio ou aço inoxidável, ou ser adequadamente protegido contra corrosão.
  12. Quaisquer plásticos, revestimentos de tintas, vernizes ou acabamentos similares não devem ser tóxicos ou conter metais pesados acima dos limites especificados pela norma (consultar regulamento).  (muitas pessoas nascidas entre os anos 30 e anos 70, sobrevivam a um risco dos berços daquela época. Os mesmos eram pintados com tintas a base de chumbo em cores brilhantes lead-based e divertidas).
  13. Os materiais utilizados na constituição do berço de bebê não podem oferecer riscos de corte e contaminação tóxica, nem possuir velocidade de propagação de chama que exponha a criança ao perigo de incêndio.
  14. O berço deverá possuir obrigatoriamente o selo do INMETRO. O selo deve estar inserido no berço em área inacessível e também na embalagem do produto, não estando em acessórios ou partes removíveis do produto.

 

Vale lembrar que os berços artesanais ou feitos sob encomenda estão isentos do registro e certificação, mas todas as regras do INMETRO se aplicam a eles. Portanto mamãe, se você for encomendar um berço para um marceneiro, passe as especificações do INMETRO para para que ele produza o berço com segurança.

Então mamãe com as dicas que encontrou aqui, esta mais segura para comprar o berço do seu bebê? Esperamos que sim.

Deixe nos comentários o que achou do post e compartilhe com outras mamães a sua experiência.

Caso queira mais dicas e inspiração sobre este assunto, deixaremos alguns links abaixo:

Veja nosso artigo:  “Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!”. Um guia completo que irá te auxiliar na decoração do quarto do bebê. 

Também super recomendamos que você veja nosso post sobre como fazer o bebê dormir a noite inteira.

Este site aqui possui um infográfico ilustrando as principais normas de fabricação de berços recomendadas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Aqui tem dicas bem legais. Aqui outra fonte de inspiração bacana. Este artigo aqui da globo.com possui outro infográfico com dicas que ajudam a evitar acidentes com bebês. Vale a pena conferir!

Sites consultados para elaboração deste post:

pediatrics.aappublications.org
aap.org
inmetro.gov.br

 

Recomendados para você!
Adeus Celulite
Adeus Celulite
Acessar
Elimine de uma vez por todas as celulites dos glúteos, pernas, quadris e coxas.
RESTAURE SEU CASAMENTO!
RESTAURE SEU CASAMENTO!
Acessar
Se você pensa que não têm mais chances de ter seu marido de volta, este método simples irá murar sua vida e seu casamento.

Posts Relacionados

Tudo o que você precisa saber sobre adesivo de par... Tudo o que você precisa saber sobre  adesivo de parede para quarto de bebê e quarto infantil, Como muitos já sabem, o adesivo de parede é uma das p...
Como montar um quarto que cresça junto com o seu f... Descubra como montar um quarto que cresça junto com o seu filho! Muitos pais se perguntam Como montar um quarto que cresça junto com o seu filho? Qua...
Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!... Guia definitivo para decoração do quarto de bebê! Oi mamãe, procurando inspiração para decoração do quarto de bebê? Veio ao lugar certo. A espera ...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...