Brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos

Mãe criativa: Lista Reúne 13 brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos que estimulam a comunicação e um desenvolvimento infantil saudável. 

Em tempos digitais, ter a habilidade de deixar os pequenos longe de celulares e tablets parece algo mais difícil a cada dia.

Mas aqui vai uma dica: as crianças têm um senso lúdico e criativo muito aguçado, por isso qualquer atividade realmente divertida vai entretê-las.

Além disso, brincar de forma mais concreta é essencial para um desenvolvimento infantil saudável. Pesquisas começam a apontar os danos provocados pelo excesso de uso de aparelhos eletrônicos, como miopia e falta de habilidade para se relacionar socialmente. 

 

Como mães e pais podem organizar brincadeiras para crianças que sejam mais saudáveis?

Aqui vão algumas opções práticas para o dia a dia dos seus filhos.

As atividades são recomendadas para a faixa etária de 2 a 5 anos.

1- Mímica

A partir de 4 anos

Para brincar de mímica com os pequenos, é preciso de ao menos quatro participantes. Divida a família em dois grupos. Na sequência, um participante se dirige ao outro grupo, que lhe indicará uma palavra. Ele deve fazer mímicas para o próprio grupo até que eles descubram o que foi dito.

2- Morto-vivo

A partir de 3 anos

Para essa brincadeira, também é preciso contar com quatro participantes. Três deles ficam em fila e um fica virado de frente, o comandante. Quando disser “morto”, todos precisam abaixar. Ao dizer “vivo”, todo levantam. Alternando os comandos e a velocidade, a brincadeira fica mais difícil e vence quem conseguir atender às ordens até o final.

3- Pintura sem pincel

A partir de 2 anos

A pintura sem pincel é uma ótima oportunidade para trabalhar a criatividade das crianças desde cedo. Para isso, use tintas que não sejam tóxicas e deixe os pequenos fazerem a pintura com o dedo em uma cartolina. Você pode propor um tema, como “natureza”, para os desenhos formarem uma composição especial. Aproveite as datas comemorativas para sugerir a atividade.

4- Cabana na sala

A partir de 3 anos

Quem nunca gostou de brincar de cabana, não é mesmo? É como criar outra casa, mais aconchegante, dentro do próprio lar. Você pode aproveitar o momento para contar uma história para os pequenos, com o uso de uma lanterna para tornar o ambiente mais misterioso e divertido.

5- Segure o riso

A partir de 3 anos

Essa é uma brincadeira que pode ser feita a qualquer momento – um pouco antes do jantar, por exemplo. Com dois participantes, um deles deve ficar sério enquanto o outro inventa as melhores caretas para fazê-lo rir. Os dois podem alternar os momentos de caretas e quem rir primeiro perde a brincadeira.

6- Corre-cutia

A partir de 3 anos

Essa brincadeira deve contar com o mínimo de quatro participantes. A ideia é sentar em roda e o líder da vez anda atrás dos demais com um lenço na mão. Ao mesmo tempo, todos cantam a canção “corre-cutia na casa da tia”. Quando a música terminar, o líder joga o lenço em um dos participantes, que deve se levantar e pegar o outro antes de perder o seu lugar. 

7- Batata-quente

A partir de 3 anos

Outra brincadeira supersimples e divertida é a clássica “batata-quente”. Quatro participantes ou mais devem sentar em roda, sendo que um fica de fora e canta “batata quente, quente, quente…” com os olhos vendados. Durante a música, os participantes em roda devem passar uma bola rapidamente. Quando a letra chegar na palavra “queimou”, quem estiver com a bola nas mãos estará eliminado.

8- Passa-anel

A partir de 4 anos

No passa-anel, um dos participantes (mínimo de quatro) é o passador de anel e deve mantê-lo na palma das mãos enquanto o passa entre as mãos dos outros. No momento que preferir, deixa o objeto com outra pessoa. Na sequência, o passador pergunta a um dos jogadores: “quem ficou com o anel?”. Se ele acertar, fica com a posição de passador. Se não acertar, a brincadeira continua até que alguém acerte.

9- Pescaria

A partir de 5 anos

Essa brincadeira exige apenas dois participantes e é bem simples. Basta colocar clipes em uma tigela e dar um cabide a cada um dos jogadores. Vence quem conseguir pescar mais clipes com o objeto. Para deixar a brincadeira mais dinâmica, cronometre o tempo de cada um: cerca de um minuto, por exemplo.

10- Termine a história

A partir de 4 anos

Recomendada para três ou mais participantes, a brincadeira estimula a criatividade das crianças. Para isso, o líder começa uma história que deve ser completada pelos demais. Se quiser deixar a atividade ainda mais divertida, escreva algumas palavras em tiras de papel e peça ao contador da vez que sorteie uma e use-a na história.

11- Joga a bola

A partir de 3 anos

Essa brincadeira costuma arrancar muitas risadas das crianças – e dos pais também! Bastam dois participantes para se divertir. Os jogadores passam a bola um ao outro, sendo que os dois devem aumentar a velocidade gradualmente até que um derrube a bola. Vocês podem cantar uma música durante a atividade, o que vai dificultar um pouco as coisas e tornar a brincadeira mais divertida.

12- Pular corda

A partir de 5 anos

Essa brincadeira clássica pode ser realizada em grupo, com o mínimo de três participantes. Dois deles batem a corda e um pula, e os níveis de dificuldade podem aumentar gradualmente. Vocês podem combinar algumas variações necessárias durantes a brincadeira: por exemplo, 10 pulos de frente e 10 pulos de lado.

13- Telefone sem fio

A partir de 4 anos

Para estimular a capacidade de comunicação de uma forma divertida, aposte na brincadeira do telefone sem fio. Para isso, as crianças devem ficar em fileira. O primeiro da fila fala uma frase no ouvido do segundo e assim sucessivamente. O último deve contar o que entendeu em voz alta. Quanto mais participantes, mais engraçada a brincadeira fica por conta das alterações na mensagem original.

Então mamãe e papai, gostou desta lista? Deixe um comentário, ah e se conhece mas brincadeiras para crianças que são legais e estimulam o desenvolvimento infantil e que não estão nesta lista, comente abaixo.

Quer conhecer mais brincadeiras para crianças e dicas para estimular a criatividade das crianças?

Siga nossa página nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Fonte imagem: https://pixabay.com/pt/criancas-criancas-brincando-menina-1876027/

 

Brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos
5 (100%) 3 votes