Como evitar brigas entre irmãos

É preciso impor limites?

Acompanhe nestes post dicas de como evitar brigas entre irmãos.

 

Pai o “Davi me beliscou..” “mãe a Ana me bateu…” estas frases parecem familiar para você?
Pais que tenham mais de um filho certamente responderão que sim.

 

Para mim estas frases são sim muito familiares (rs…), acredito que você já saiba que tenho um filho chamado Davi e uma filha chamada Ana Clara e acredite eles brigam (rsrs…).

 

Brincadeiras a parte, sabemos que as brigas entre irmãos são comuns no dia-a-dia e compete aos pais intermediarem estes conflitos que geralmente acontecem por todo e qualquer motivo, seja por um brinquedo, pelo canal de TV que irão assistir, seja pela escolha do game, um lugar à mesa, um elogio, etc. 

 

Os especialistas afirmam que as brigas na verdade são uma disputa pela atenção dos pais.

 

Recentemente em um site da internet vi esta foto que me chamou a atenção:

O Título da postagem era: “Pai de trigêmeos têm ideia criativa para acabar com brigas no carro e imagem viraliza”

Sei que haverá quem concorde com a atitude deste pai, mas para mim esta ele “Tapando o sol com a peneira”, e vai gerar mais uma briga pelos lugares da janela (rsrs… tadinho do irmãozinho do meio).

Muitos pais, por considerarem este comportamento comum, não o levam a sério como deveriam. (Segundo uma pesquisa publicada na revista científica Pediatrics o bullying entre irmãos pode levar a ansiedade, depressão e raiva naquele mais frágil dessa relação. (Fonte: Colegio Integração Online

 

Analisando as respostas coletadas através da pesquisa citada acima, paralelamente à saúde emocional das crianças, os pesquisadores afirmaram que: “Pais, pediatras e o os agentes públicos devem enxergar a agressão entre irmãos como potencialmente prejudicial e não rejeitá-la por ser algo normal ou até benéfico”. Os pesquisadores são unanimes em dizer que o assunto deverá ser levado muito a sério e se necessário procurar ajuda de especialista.

 

 

Claro que cada caso é único e na maioria das vezes tudo pode ser resolvido no ambiente familiar mesmo, através do estimulo a uma relação saudável e uma convivência harmoniosa entre irmãos.

 

Então como evitar brigas entre irmãos?

 

Frequentemente recebo e-mails de leitoras aqui do Blog e de clientes da Loja  sobre o assunto aqui abordado e algumas mamães já me relataram que uma forma eficiente para estimular a harmonia entre irmãos e para que acostumem-se com a ideia de compartilhar os objetos e brinquedos é entregar para um(a) e dizer para que este entregue para o/a outro irmão/irmã e vice-versa.

 

Em casa, eu particularmente gosto muito de explorar a criatividade, pinto junto com eles, faço brincadeiras manuais e físicas (esconde-esconde, pega-pega), leio com eles, estimulo eles a desenharem…, assistimos vários filmes infantis juntos, etc. Aqui vale a regra quanto mais “distração” melhor.

Aqui os dois em momento especial…

É verdade, quanto mais ativos eles estejam, quanto mais empolgação houver, menos brigas e discussões.

Outra regra que deve ser aplicada, e esta considero a “regra de ouro” da criação: Ser um exemplo para os filhos.
Os pais devem tratar seus filhos da maneira que eles desejam ser tratados.

A relação entre irmãos geralmente é uma relação muito intensa de amor e convívio e por mais que os pais sonhem com uma relação pacífica de amor e carinho 100% do tempo, dificilmente ela irá existir. Então cabe a nós papais e mamães, administrar estes conflitos, e estarmos atentos para que eles ocorram apenas dentro do limite aceitável, intervindo quando se fizer necessário.
Afinal sabemos que as relações familiares são um treino para a vida em sociedade.
Através desta relação as crianças irão se desenvolver e aprendendo desde cedo a lidar com as diferenças, saberão enfrentar as dificuldades nos relacionamentos da vida adulta.

Se seu filho esta na fase das birras poderá gostar deste outro post: Como acabar com as birras!

Bom acho que é isto, agora que tal você compartilhar comigo um pouco da sua experiência?

Se você se identificou de alguma forma, compartilhe este post!

Comente abaixo! Adorarei receber uma resposta com sua opinião, os métodos que você usa, etc.

 

Também super recomendamos que você veja nosso post sobre como fazer o bebê dormir a noite inteira.

Super Recomendamos que você veja nosso post um estudo que revelou o porque as crianças têm comportamento pior na presença das mães.

 

 
Recomendados para você!
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
Acessar
Experimente os benefícios de uma pele bonita e saudável hoje mesmo!!
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
Acessar
Elimine todas as sua dúvidas e viva com tranquilidade e confiança esse momento tão especial da sua vida.
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
Acessar
Método revela os maiores segredos para bebês dormirem a noite toda!

Posts Relacionados

Como educar um filho? E Como acabar com birras? Como acabar com birras? E como ajudar efetivamente na educação dos filhos?  Como acabar com birras dos filhos? Isto é possível?  Confira este post e...
Quadro de Incentivo Infantil Já conhece o quadro de incentivo infantil? Oi mamãe, já imaginou poder educar o seu filho sem precisar gritar, bater ou ficar repetindo milhares de...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votes, average: 4,82 out of 5)
Loading...