Como fazer o bebê dormir?

Como fazer o bebê dormir a noite inteira? (e crianças de até 5 anos)
Ao final da leitura deste post terá valiosas dicas de como fazer o bebê dormir a noite toda!

 

Seu bebê não dorme a noite toda? Olheiras, cansaço, irritação e stress fazem parte do seu dia-a-dia?

Você sonha em poder ensinar seu filho(a) a dormir a noite inteira para você voltar a ter noites de sono tranquilas?Já imaginou a maravilha que seria voltar a ter tempo para você e para seu marido além de ter novamente suas noites de sono e descanso?

[wp_bannerize group=”group”]

 

Bom mamãe, se a resposta foi sim para a maioria das perguntas, saiba que você não esta sozinha!

Se você nos acompanha aqui no blog sabe que temos 2 filhos (Ana Clara de 5 anos e o Davi de 2 anos), e depois de muito errar no quesito sono com a nossa primeira filha, conseguimos recalcular a rota um pouquinho com ela, e com a chegada do Davi foi bem diferente. 

Então leia todo o artigo e terá acesso ao Manual de Como fazer o bebê dormir a noite inteira. Hã? Manual?

Brincadeiras a parte, sabemos que tal manual não existe, não existe nenhuma fórmula mágica para as crianças dormirem facilmente em segundos, nem o gênio da lâmpada aparece para realizar seu sonho de voltar a dormir a noite toda, mas então… Como fazer o bebê dormir?

Confira neste post valiosas dicas, temos certeza que ao término da leitura você terá o que precisa para ir em frente e ensinar seu filho ou filha a dormir.

 

Ser mãe é buscar incansavelmente um modo de como fazer o bebe dormir. Só quem é mãe de verdade, sabe o que é ser mãe, mas sabemos que ser mãe não é fácil.

 

Sabemos que uma das grandes dificuldades dos pais nos primeiros meses de vida da criança é o sono noturno do bebê. Então como fazer o bebê dormir? Continue conosco e ao final da leitura saberá a resposta!

 

A Rotina de sono dos recém-nascidos.

 

Os recém-nascidos têm uma rotina de sono, mas não com o mesmo padrão do sono de um adulto, que são várias horas seguidas, pelo contrário, elas são espaçadas.

Logo no início: um bebê em casa, uma nova mulher que agora é mãe e precisa dar atenção total ao recém-nascido e, também, o homem que agora é pai e além de dar a atenção necessária à esposa em seu pós parto, precisa ajuda-la nos cuidados com o filho(a).

As novidades são tantas que tudo parece ter virado de pernas para o ar. Agora, você precisa respirar fundo e saber quais são as prioridades diárias e, veja só mamãe, dormir enquanto seu bebê dorme é uma delas (falamos mais neste artigo com dicas especialmente para mães de primeira viagem). 

Muitos bebês dormem pouco e choram muito por irritabilidade ou outro motivo que com o tempo você irá descobrir. Você como mãe têm dentro de si as repostas para os problemas com seu filho(a), acredite!

Embora você analise outros bebês que dormem a noite toda desde cedo, saiba que cada bebê tem uma rotina diferente e é preciso criar bons hábitos para seu filho(a) dormir melhor.

Nunca compare as horas de sono de um bebê e um adulto. São bem diferentes! Para ambos o sono é essencial para à vida. Para o bebê é muito importante em seu desenvolvimento, pois muitos hormônios, incluindo o do crescimento, são liberados enquanto se dorme.

Será que é normal um bebê acordar tanto à noite?

 

Sim, acordar durante a noite é uma parte natural do ciclo de sono dos bebês, eles tem um ciclo de sono mais curto e demoram a compreender o nosso horário. Levam alguns meses para que seu corpinho entenda o dia com 24 horas. Os motivos se devem primeiro ao fato de que bebês não produzem o hormônio do sono, a melatonina, antes de 6 a 8 semanas de idade. Segundo, porque, antes de 13 a 16 semanas, eles ainda não produzem a quantidade necessária deste hormônio para regular o relógio biológico. É por isso que, à noite, é tão difícil dormir por 8 horas seguidas.

No entanto, seguindo algumas dicas, é possível minimizar o problema!

 

Quais são os motivos e consequências das noites mal dormidas?

 

Quando tudo parecer estar uma loucura… Respire fundo, relaxe e acredite que isso vai melhorar com o passar do tempo, seguindo algumas dicas você poderá encurtar este período difícil. Mas saiba que o sono de seu bebê o ajuda no desenvolvimento, mesmo sendo um sono espaçado no início.

O quanto antes ter bons hábitos de sono, melhor será! Caso contrário, a falta de sono gera problemas e afetam o corpo humano, deixando-o propenso a doenças.

Tente descobrir o motivo pela qual seu bebê não consegue dormir ou simplesmente relaxar.

Dói algo? Ele está cansado demais? Muitos pais dizem que quando a criança passa do horário de dormir, seu sono fica agitado e não é mais o mesmo.  Então, antes de o bebê estar exausto fique atenta aos sinas que ele emite. Observe bem o comportamento de seu bebê e não espere até que ele esteja tão cansado, antes disto, crie um momento especial com seu pequeno(a) que será ideal para o baby se tranquilizar, relaxar e dormir.

A noite mal dormida de uma criança, consequentemente, é a noite mal dormida de uma mamãe, que por diversas noites sem dormir se desespera e fica desmotivada o dia todo. A falta de energia, o estresse, a irritabilidade fazem com que a mamãe fique depressiva e a ajuda do papai neste momento é essencial. O pai precisa ter compreensão e ficar atento auxiliando sempre que possível.

Outro grande problema de casais com recém-nascidos é terem sua vida conjugal abalada, o fato se dá por diversos motivos, dentre eles a privacidade do casal não ser mais a mesma. As noites mal dormidas tendem a agravar o problema, podendo até gerar uma crise no relacionamento e incompatibilidade de opiniões de como resolver o problema, ou até mesmo, o pensamento: de quem é o problema? Como fazer o bebê dormir?

Bom, um relacionamento dentre tantas novidades e dificuldades, deve ser o alicerce para solucionar os problemas. Evite jogar a culpa no outro ou achar que algo seria melhor se acontecesse isso ou aquilo.
Se precisar de ajuda, peça! Se quiser fazer algo diferente para que o bebê durma, comente e informe seu marido! Não guarde todas as suas ansiedades, mamães! O diálogo é uma boa opção para que as coisas possam melhorar. Você precisa saber ouvir também!

 

Mas então como fazer o bebê dormir? Já tentei de tudo e nada funcionou!

 

Se você corre para o quarto do bebê a cada choro, ele nunca se sentirá independente para saber o que fazer sozinho e precisará chorar a cada vez que se sentir aflito ou precisar de algo. Se você é como a maioria das mamães e gosta de ninar ou fazer o bebê dormir dando de mamar, saiba que este não é o melhor caminho, pois ele pode não conseguir posteriormente dormir sem essa ajudinha!

Nós mesmos sofremos com esta estratégia com a Ana Clara, só dormia no colo ou mamando, e depois para conseguir tirar o peito na hora de dormir foi uma trabalheira imensa. 

Uma criança segura e independente é aquela que acorda sozinha e dorme sozinha, mas como chegar a este ponto? Como fazer o bebê dormir?

Deixe seu filho(a) pegar no sono sozinho e em outras vezes, você pode ninar, mas não deixe que um hábito se torne o referencial do sono.

 

Por onde começo? Como devo agir?

 

Crie uma rotina do sono que poderá começar por colocar o pijama para dormir, depois, escovar os dentes, trocar a fralda ou usar o banheiro, tomar um gole pequeno de água e ouvir uma história calma, ou ser massageado. Caso o seu filho ainda seja um bebê, vá com o ele à cama ou berço sempre no mesmo horário, para que ele passe a utilizar o relógio biológico. 

Nunca fale que o deixará sozinho no quarto e saia de uma vez, não coloque medo nem ameace. Experimente colocar o bebê no berço quando estiver sonolento e veja se ele adormece sem reclamar muito, caso contrário, sente-se ao lado do berço e cantarole canções de ninar. A cada noite, vá aumentando a distância entre o berço. Este ritual dará a criança autonomia e em pouco tempo já se sentirá confortável em dormir sozinha.

Algumas dicas que podem fazer toda a diferença!

 

 

Se você quiser se aprofundar e saber mais a respeito, recomendamos que você conheça o método da Guta Antonangelo aqui clicando Aqui .

Seguindo com as dicas…
Há casos que a criança chora muito e os choros são constantes. Precisam dormir no colo e parece que sentem dores – Estes casos merecem uma atenção e paciência dobrada. Em casos extremos converse com o pediatra e vejam o porquê de tanta cólica ou desconforto.

Uma boa massagem pode ajudar a acalmar e a relaxar o corpinho dele. Há estudos que afirmam: “Um bebê relaxado com massagens consegue mais horas de sono!”, então mais uma dica legal para você tentar!

Os banhos também são magníficos, apesar de existirem alguns bebês que se despertam com o banho, alguns deles relaxam a ponto de querer dormir dentro da água.
Evite barulhos, mudar o bebê de ambiente a cada noite, deixar as luzes apagadas, e apenas, uma música relaxante pode ajudar o bebê a cair no sono mais rápido.

 

– E por último, mas não menos importante, lembre-se que além de mãe, você também é acima de tudo mulher, namorada, esposa, amiga, etc… Então sempre que possível tire um tempinho para você, para as amigas e invista em seu relacionamento!

 

Lembre-se: Tudo é uma fase! Mesmo que as coisas pareçam não acontecer da forma que você gostaria, é uma fase que passará rápido e você sentirá saudade de pegar o bebê no colo ou simplesmente cantar uma canção de ninar em baixa voz para que seu filho(a) durma.

Uma criança quer atenção e tentará ficar com os pais a todo custo e por 24 horas, mas com uma rotina bem programada, com regras claras e muita paciência, aos poucos tudo irá se encaixar.

Acredite muitos já passaram pela sua situação e muitos passarão ainda.
O ideal é que o AMOR prevaleça e as boas ATITUDES vençam qualquer dificuldade!
Ser mãe é uma dádiva!

 

Mesmo seguindo estas dicas, seu filho ainda não dorme? Confira neste post aqui um método que tem feito muito sucesso entre as mamães: Método Fada do Sono para ensinar bebê a dormir a noite toda!


Gostou deste post mamãe? Compartilhe conosco a sua opinião e ficaremos felizes em saber um pouquinho da sua experiência. Caso possua alguma dúvida que possamos responder, deixe seu comentário abaixo, nós lhe retornaremos o mais rápido possível.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais para que mais mães saibam dessas dicas!

Veja nosso artigo:  “Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!”. Um guia completo que irá te auxiliar na decoração do quarto do bebê. 

Super Recomendamos que você veja nosso post sobre um estudo que revelou o porque as crianças têm comportamento pior na presença das mães.

 

 
Recomendados para você!
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
Acessar
Experimente os benefícios de uma pele bonita e saudável hoje mesmo!!
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
Acessar
Elimine todas as sua dúvidas e viva com tranquilidade e confiança esse momento tão especial da sua vida.
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
Acessar
Método revela os maiores segredos para bebês dormirem a noite toda!

Posts Relacionados

Método Fada do Sono Para ensinar bebê dormir sozin... Método fada do sono para ensinar bebê dormir! Método fada do sono para ensinar bebê dormir e crianças de até 5 anos Funciona? Confira neste post se...
Dicas para Mãe de Primeira Viagem Ser mãe de primeira viagem é uma tarefa nada fácil. Por mais que a gente converse sobre o assunto, leia muito, tire dúvidas com nosso médico, etc, a...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (37 votes, average: 4,46 out of 5)
Loading...

2 comentários sobre “Como fazer o bebê dormir?

  1. Muito obrigada pelas dicas, vai me ajudar a viver a maternidade com mais qualidade!!! Parabéns​ pela iniciativa!!!

Os comentários estão encerrados