Como montar um quarto que cresça junto com o seu filho

Descubra como montar um quarto que cresça junto com o seu filho!

Muitos pais se perguntam Como montar um quarto que cresça junto com o seu filho? Qual é o melhor momento para mudar a decoração do quarto dos filhos?
Estas e outras dúvidas são questões que estão presentes nas cabeças de muitos pais. 
Foi pensando nessas questões que eu resolvi escrever um artigo sobre como montar um quarto que cresça junto com o seu filho.

Para que você não fique confusa(o), tomei o cuidado de separar as dicas de acordo com cada fase do desenvolvimento.
Continue lendo esse post e você saberá como pode ser feita a decoração ou redecoração quarto do seu filho de forma prática!

Quarto para Bebê

0 a 2 anos
Ao começar a decorar o quarto do seu bebê, tenha sempre em mente que, no futuro, esse cômodo se transformará em um quarto de criança e, consequentemente, de adolescente. Por isso, caso você goste do conceito, escolha móveis que tenham dupla função, ou seja, berços que possam ser transformados em camas, bancadas ou mesas que possam ser usadas como trocador ou até mesmo um item para estudo no futuro.
Essa também é a faixa etária que a criança começa a andar. Por esse motivo, o quarto do seu pequeno deve ser sinônimo de segurança. Opte por móveis que não tenham pontas cortantes, sejam pequenos e que tenham proteção. O uso de prateleira também é interessante, pois, no futuro, podem ser usadas para guardar livros.

Quarto para criança.

02 a 07 anos
Nessa fase, a criança dispõe de muita energia e criatividade para brincadeiras. Além disso, elas começam a demonstrar interesse em personagens de desenhos animados. Dessa forma, você pode decorar o quarto com adesivos de parede dos personagens favoritos dela. Seu filho(a) irá amar ter a parede de seu quarto com o seu super-herói predileto ou a princesinha escolhida por ela.
Outra opção muito útil e que as mamães adoram são os adesivos de cunho educativo, pois estimulam o desenvolvimento da criança.
São adesivos com regrinhas da casa por exemplo, adesivos que estimulem a escrita e o aprendizado ou até mesmo um adesivo régua de crescimento.

(Temos lindos modelos em nossa loja – click aqui ou na imagem para conhecer)

Quanto a mobília, opte por móveis neutros e que possam ser customizados. Você pode decorá-los com os mesmos adesivos que são utilizados para colocar nas paredes do quarto. No entanto, isso somente pode ser feito se os móveis tiverem a superfície lisa (os móveis de MDF/MDP por exemplo são ideais para serem adesivados).

Os adesivos decorativos são uma ótima opção para customizar quarto de crianças. Além de não serem caros, podem ser substituídos sem maiores dificuldades conforme a criança for crescendo.
Para saber mais sobre esse tipo de decoração, recomendo a leitura do nosso artigo sobre adesivos decorativos para quarto de bebê e quarto infantil. (Click aqui para ler o Artigo sobre adesivos decorativos)

07 a 10 anos
Nessa faixa etária, a criança começa a se dedicar aos estudos. Por isso, aquela mesa que outrora serviu de cômoda pode se transformar em uma escrivaninha. As prateleiras e os nichos que antes acomodavam fraldas e brinquedos, agora podem ser usados para acomodar os primeiros materiais escolares e livros.
Quanto a decoração, invista em temas que sejam mais neutros e duradouros. Não se esqueça de comprar uma cama maior para o seu filho, pois ele estará em fase de crescimento.

Quarto teen (para Pré-Adolescente, Adolescente e jovem)

10 a 13 anos
Nessa fase, os jovens já possuem gostos bem definidos, além de serem capazes de tomar suas próprias decisões. No entanto, eles mudam constantemente opinião. Para driblar essa inconstância de pensamento, dê preferência a móveis que sejam clássicos e atemporais. Além de poderem ser usados a longo prazo, a chance do seu filho enjoar da mobília é mínima.
Aproveite o fato do seu filho estar em uma faixa etária que ele já possui gostos bem definidos e integre-o no processo de escolha da decoração. Saiba quais são os seus gostos e que itens ele deseja incluir na decoração. Essa interação, além de ser uma forma de você criar um vínculo maior com o seu filho, é uma excelente oportunidade para ensiná-lo sobre conceito de preços e valores.

13 anos em diante
Essa é uma fase em que o quarto se torna o lugar favorito do jovem na casa. Por isso, você deve investir em itens de decoração que reflitam a personalidade do jovem (cortinas, quadros, adesivos de parede, etc.). Assim como na fase anterior, a mobília deve clássica e atemporal.  (Temos lindos modelos de quadros de diversos temas em nossa loja – click aqui ou na imagem para conhecer)

Ainda em relação a mobília, dê preferência a móveis que tenham dupla função, isto é, estantes integradas com a cama e a escrivaninha, camas com gavetas ou escrivaninhas embutidas. Se o quarto do seu filho tiver bastante espaço, você pode colocar outra cama para acomodar amigos que vêm dormir. Caso contrário, a opção que você adotar é uma bicama.

Diante das informações apresentadas nesse artigo, você tem plenas condições de montar o quarto do seu filho adequando seus gostos e necessidades, e o mais importante: respeitando cada fase da vida do seu pequeno.
Gostou do nosso artigo? Tem mais alguma dúvida sobre montagem de quarto para crianças? Então compartilhe conosco nos comentários!

Deixaremos alguns links abaixo:

Veja nosso artigo:  “Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!”. Um guia completo que irá te auxiliar na decoração do quarto do bebê. 

Também super recomendamos que você veja nosso post sobre como fazer o bebê dormir a noite inteira.

Recomendados para você!
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
Acessar
Experimente os benefícios de uma pele bonita e saudável hoje mesmo!!
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
Acessar
Elimine todas as sua dúvidas e viva com tranquilidade e confiança esse momento tão especial da sua vida.
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
Acessar
Método revela os maiores segredos para bebês dormirem a noite toda!

Posts Relacionados

Como escolher o berço de bebê? Como escolher o berço de bebê de acordo com o INMETRO? Oi mamãe, se você leu nosso outro artigo aqui do blog intitulado "Guia definitivo para decoraç...
Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!... Guia definitivo para decoração do quarto de bebê! Oi mamãe, procurando inspiração para decoração do quarto de bebê? Veio ao lugar certo. A espera ...
Tudo o que você precisa saber sobre adesivo de par... Tudo o que você precisa saber sobre  adesivo de parede para quarto de bebê e quarto infantil, Como muitos já sabem, o adesivo de parede é uma das p...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...