A hora da transição: saiba como transformar o quarto do bebê em um quarto infantil

Para muitos pais é difícil perceber que os pequenos bebês já não são mais tão pequenos, e que aos poucos passaram a ter novas necessidades, precisando de um espaço adequado para crescerem e se desenvolverem.

Quando esse momento chega, uma mudança é fundamental: o quarto do bebê se transforma em um quarto de criança. O cômodo continua sendo o mesmo, mas a decoração, os móveis e os acessórios precisam ser modificados, e foi pensando nessa transição que nós trouxemos as ideias abaixo de como transformar o quarto do bebê em um quarto infantil, vale a pena conferir!

Fonte da imagem: pexels.com

Um berço, uma cama

Se você ainda não pensou na possibilidade de transformar o berço de seu bebê em uma pequena cama infantil vai ficar encantado com essa ideia, que além de ser econômica, já que o móvel é reutilizado, ainda é muito prática e versátil.

Para fazer a mudança, basta remover as grades de uma das laterais do berço, tomando todos os cuidados possíveis para não deixar qualquer objeto cortante que possa machucar a criança. O ideal é contar com a ajuda de um profissional para realizar essa adaptação. Feito isso, estará pronta uma mini caminha para acolher seu filho por mais alguns anos.

Fonte da imagem: pexels.com

A cama de solteiro como opção

Apesar da possibilidade de transformar o bercinho em uma pequena cama, se a criança já está um pouco maior, talvez essa opção não seja tão interessante, já que o berço pode acabar ficando pequeno e desconfortável para ela. Nesses casos, o ideal é investir em uma cama de solteiro para garantir uma noite de sono tranquila à criança, com todo o espaço que ela precisa para descansar com conforto.

Fonte da imagem: pexels.com
Fonte da imagem: pixabay.com

Organização aliada à brincadeira

Toda criança precisa brincar e se divertir para ter um desenvolvimento saudável. Já postamos aqui em nosso blog 13 dicas de brincadeiras para crianças de 2 a 5 anos. Porém, muitas vezes a brincadeira acaba se transformando em uma pequena bagunça, e os pais precisam dedicar um tempo do dia para tentar organizar o quarto.

Se você deseja evitar esse tipo de situação, a melhor opção é ensinar seus filhos desde pequenos a organizarem seus próprios brinquedos, reservando um espaço específico no quarto para que eles possam guardar tudo quando a brincadeira terminar.

Fonte da imagem: unsplash.com

Mesinha multifuncional

Seja para fazer o dever de casa, ler um livro infantil, pintar ou desenhar alguma coisa, é fundamental que a criança tenha uma mesinha em seu quarto.

Esse móvel estimula a criatividade e faz com que o pequeno se sinta livre para desenvolver suas habilidades e conhecer novas possibilidade de aprendizado. Sendo assim, durante a transição do quarto de bebê para o quarto infantil, não se esqueça de inserir uma mesinha em algum cantinho do cômodo.

Fonte da imagem: pexels.com

Um cantinho para leitura

Ler é fundamental em qualquer fase da vida, e se a criança for estimulada a cultivar esse hábito desde pequena, certamente quando chegar à vida adulta terá mais facilidade para continuar lendo bons livros.

Uma ótima forma de incentivar seus filhos a lerem é criando um pequeno espaço para leitura durante a transição do quarto. Busque inserir nesse local livros que sejam do interesse da criança e que inspirem a imaginação dela, tornando o espaço confortável e aconchegante com o auxílio de mantas e almofadas.

Cores que inspiram

Outro detalhe que deve ser pensando com atenção durante a modificação do quarto são as cores das paredes. Nesse momento, o ideal é consultar a criança e deixar que ela opine quanto à cor que acha mais interessante para o quarto, já que nessa fase da vida a personalidade dos pequenos já permite que eles comecem a fazer algumas escolhas.

Além de pensar na cor, você também pode investir em adesivos, papel de parede e outros acessórios que permitam trazer um diferencial para o quarto infantil.

Fonte da imagem: pixabay.com
Fonte da imagem: unsplash.com
Fonte da Imagem: www.lojapresenteperfeito.com.br

E aí? O que você achou de nossas dicas?

Não deixe de comentar o que achou e compartilhar com seus amigos e familiares.

A hora da transição: saiba como transformar o quarto do bebê em um quarto infantil
Classifique este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *