Quadro de Incentivo Infantil

Já conhece o quadro de incentivo infantil?

Oi mamãe, já imaginou poder educar o seu filho sem precisar gritar, bater ou ficar repetindo milhares de vezes que ele não pode fazer “aquilo” ou “aquilo outro”?

Você têm problemas com o seu pequeno que não consegue resolver e pensa que já tentou de tudo e não acha uma solução?
E o pior, a
s dificuldades em resolver problemas com seu pequeno estão te deixando cansada, estressada, frustrada, sem paciência… e isso está causando desgaste na sua vida conjugal, na sua vida pessoal e profissional?

E se nós te contarmos que existe uma maneira divertida que você pode disciplina-lo, e ela é baseada na psicologia no qual utiliza-se o reforço positivo.

Antes de te explicar o que é e como você pode utilizar o reforço positivo para educar seus filhos de uma forma mais prazerosa, queremos mostrar a você como 99% das mães hoje sofrem ao tentar disciplinar seus filhos. Veja se isso se aplica a você também.

Você já deve ter percebido que a educação infantil está se tornando cada vez mais difícil. As crianças querem cada vez mais que as coisas sejam do jeito delas, dificultando toda forma de disciplina.

Sentimento de Culpa.

Isso muitas vezes não é culpa sua ou de qualquer outra mãe ou pai, mas de um conjunto de fatores. Entre eles está: ausência dos pais, má influencia de outras crianças, de outros responsáveis (professores, tios, avós, babás, etc) que ensinaram, mesmo que sem querer, que as crianças podem ter o que quiserem se fizerem birra, entre outros motivos.

Outro fator quase que universal é a dificuldade dos pais dizerem NÃO aos filhos.
Psicólogos afirmam que essa dificuldade se deve principalmente á ausência dos pais durante a semana, e por conta disso, transformam esta ausência em culpa e no pouco tempo que ficam juntos ás crianças não conseguem disciplina-los da forma correta.  

As consequências disto são terríveis pois esse problema persiste durante toda a educação dos filhos, causando problemas disciplinares que poderão durar a vida toda.

Como disciplinar filhos sem peso na consciência!

Você deve estar se perguntando “como eu posso disciplinar meu filho sem ter peso na consciência ou como confronta-lo diretamente sem causar brigas?”.  A resposta para essa pergunta é simples e de fácil aplicação, basta você fazer com que a educação fornecida por você seja divertida.

Para que consiga fazer isso você deve deixar seu filho ciente de quais são suas obrigações e seus limites, e caso ele siga essas regras ganhará presentes (incentivos). Quando nós falamos presentes não é necessariamente algo físico (somos contra o consumismo exagerado),  mas sim um momento de divertimento, um passeio, etc que ele sabe que está tendo porque seguiu as regras. 

Perceba então mamãe, que a “vilã” da historia deixa de ser você e passa a ser as próprias atitudes do seu filho(a).

Calma! É muito simples você criar esses limites e começar a aplicar essa forma de educação. Para que consiga fazer isso deve deixar bem claro para seu filho os limites, e não há maneira melhor do que ilustrar isso utilizando o Quadro de incentivo infantil, quadro de regras ou quadro de rotina ou quadro de tarefas como muitos o conhecem.

O que é o quadro de incentivo infantil?

Se você já assistiu ao programa Supernanny, sabe o que é o Quadro de incentivo infantilQuadro de Regras ou Quadro de rotina ou quadro de tarefas, se não conhece, já saberá.

O Quadro de incentivo infantil, além de impactar positivamente a sua relação com os seus filhos, também poderá ser um charme a mais na decoração do quarto do seu pequeno(a). Além disso ele ajuda as crianças a se organizarem e desenvolverem sua autonomia incentivando ao cumprimento de regras. Geralmente ele contém os 7 dias da semana e 12 Regras a serem cumpridas. Os modelos mais completos acompanham as pecinhas imantadas para serem coladas no quadro em caso de cumprimento ou não das regras.

 

Quadro de incentivo infantil

Deixe claro para seu filho que ele será recompensado se mudar alguns comportamentos. Fique tranquilo, você não precisa gastar dinheiro com as recompensas, conforme dito acima, nos até indicamos que o incentivo (recompensa) seja uma atividade na qual seu filho goste de fazer, por exemplo, 30 minutos brincando com ele ou um tempo com um amiguinho em casa, fica á seu critério.

Lembrando que a criança terá a recompensa de acordo com que foi estipulado em relação aos dias da semana e a quantidade de vezes que ela se comportou de maneira adequada.
Dessa forma ela irá compreender que seu divertimento depende somente dela e começará a trabalhar para mudar seu próprio comportamento.

Dê adeus às brigas, choros e má criações.

Imagine por um momento você tendo seu filho com essa postura, mudando aos poucos sua forma de lidar com o NÃO, obedecendo mais a você e seu cônjuge.

Imagine você tendo paz em sua própria casa, não tendo brigas, choros, xingamentos, e tantos outros problemas que assolam hoje a educação dos filhos.

Para que essa técnica do reforço positivo funcione deve seguir um modelo:

  1. A gratificação deve ser o mais imediata possível.
  2. Mantenha-se compromissado. Não funciona se um dia preenchermos o quadro e no outro não. Ou um dia damos prêmio e outro não.
  3. Você irá substituir o castigo ou punição por um simples reforço negativo, ou seja, comportamentos indesejados serão preenchidos com o uso da “carinha triste”, com o objetivo de que a criança mude estes comportamentos indesejados.

Onde comprar o Quadro de incentivo infantil?

Quando começamos a idealizar a nossa loja online de produtos para decoração infantil, tomamos a decisão de comercializar itens que, de alguma forma, realmente fizessem diferença na vida do cliente. Esse diferencial pode ser uma decoração moderna e exclusiva, ou algo que auxiliasse no cuidado com as crianças.

Por esse motivo, decidimos comercializar o Quadro de Incentivo Infantil, que: além de desenvolver valores como autonomia, organização e respeito, o quadro de regras é um excelente item de decoração para o quarto dos seus filhos, que pode ser personalizado de acordo com a decoração do ambiente.

Visto tudo isso, agora você tem 3 opções:

  1. Achar que a ciência psicológica do reforço positivo é uma furada, mesmo grandes profissionais, como a SUPER NANY, aplicando para disciplinar as crianças que parecem irrecuperáveis.
  2. Acreditar que essa é a melhor forma de educar e disciplinar seus filhos, mas tentar fazer o quadro do incentivo sozinho aumentando o risco de fracassar e não dar certo, e a velha rotina de estresse continuar.
  3. A última e a que indico você fazer um pequeno investimento e ter um quadro visualmente atrativo e de fácil entendimento que irá auxilia-la(o) nesse processo que é tão importante na educação do seu filho.

 

Aguardamos sua compra. Será um prazer “ajuda-lo(a)” de alguma forma a educar melhor sua criança.

Posts Relacionados

Como evitar brigas entre irmãos É preciso impor limites? Acompanhe nestes post dicas de como evitar brigas entre irmãos.   Pai o “Davi me beliscou..” “mãe a Ana me bateu....
Como educar um filho? E Como acabar com birras? Como acabar com birras? E como ajudar efetivamente na educação dos filhos?  Como acabar com birras dos filhos? Isto é possível?  Confira este post e...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...