Dicas para Mãe de Primeira Viagem

Ser mãe de primeira viagem é uma tarefa nada fácil. Por mais que a gente converse sobre o assunto, leia muito, tire dúvidas com nosso médico, etc, ainda assim podemos nos sentir um tanto quanto despreparadas… com medo, afinal o assunto envolve a vida de um ser indefeso. 

Acompanhe neste post dicas especiais do que é “ser mãe de primeira viagem”.

Ser mãe de primeira viagem não é fácil, pior ainda quando se esta longe de sua cidade natal e de seus familiares. Quando do nascimento de minha primeira filha morávamos distante e não foi nada fácil,  mas isto será assunto para um outro post aqui!

A vida de uma mulher muda muito com a chegada de um bebê. Após passado toda a ansiedade, medos, dúvidas, stress… e demais emoções de antes do nascimento do bebê e também do parto, é chegada mais uma fase muito complicada na vida da mamãe, chamada puerpério ou pós-parto.

 

Segundo o Dicionário Michaellis, Puerpério é o período que se estende do parto até que os órgãos genitais e as condições gerais da mulher (físicas e psicológicas) estejam normalizadas. Em síntese, é o período de 6 a 8 semanas pós-parto durante o qual o seu corpo sofre uma série de alterações para retornar ao estado pré-gravidez.

 

Foram 9 longos meses de gestação, onde nossos corpos foram se adaptando às transformações internas e externas que ocorriam lenta e gradualmente, não seria da noite para o dia que tudo iria voltar ao “normal”.

As mudanças são bruscas é verdade, e tudo muda em nossa vida, a começar pelo centro das atenções (rsrs…) antes, todos à nossa volta eram solícitos a nós e aos nossos desejos, mas agora, no entanto, tem mais uma pessoinha que irá “roubar” a atenção de todos os familiares, mais do que isto, esta pessoinha dependerá da nossa atenção quiçá 24 horas por dia.

 

O primeiro banho, a amamentação, o umbigo e seu tratamento, as cólicas, as trocas de fraldas… São tantas as preocupações e novas responsabilidades além das várias alterações da rotina (lê-se: ficar sem dormir, sem comer, sem assistir seu programa de TV favorito, etc). Estas mudanças podem impactar diretamente em nosso estado emocional, nos deixando mais sensíveis e vulneráveis. Neste momento o apoio da família e do companheiro são fundamentais.

 

Não bastasse a lida com bebê ainda vem aquela tia “sabe tudo” (rsrs… rindo alto… afinal quem não têm uma!?), que realmente acha que sabe tudo sobre os bebês, ou qualquer outro membro da família que quer dar pitacos e opinar em tudo, dizendo o que você deve e não deve fazer. Não deixe de ouvi-los, mas acima de tudo, ouça o seu coração, atenda ao seu instinto maternal. Confie nisso!

 

Cada bebê tem seu ritmo, seu jeito e suas particularidades, então não significa sair apostando todas as fichas nas ideias de suas amigas, tias e parentes!

 

Amamentando seu bebê!

Mulher amamentado – amamentacao recem nascido como amamentar seu bebe

 

O leite inicial é chamado de colostro (rico em propriedades importantes/ amarelo e ralo). O leite branco é estimulado pela sucção da criança e vem logo depois do colostro

A amamentação é especial e, no começo, quando os bebês choram é preciso oferecer o peito toda vez, pois a criança não criou rotina e você não reconhece se é choro de fome ou não.

O leite materno

Para melhorar a produção de leite, a mamãe deve ingerir bastante liquido, por isto, beba cerca de 3 a 4 litros de líquidos por dia, faça uma alimentação equilibrada rica em frutas, vegetais e cereais integrais, e também aumente a frequência e a duração das mamadas, para estimular o reflexo do hormônio prolactina que aumenta a produção do seu leite.

 

Se o leite empedrar…(sem querer ser dramática e te assustar, mas pode acontecer… e se acontecer esteja preparada para sentir muita dor) aqui algumas dicas caso seu leite venha a empedrar:

 

    • Pode parecer contra intuitivo, mas prefira banhos gelados (a água quente estimula a produção do leite). “Aquela tia” vai dize o contrário…(rsrsrs…)
    • Não massagear, pois a massagem também irá estimular a produção do leite.
    • Faça compressas com água fria. (Se tiver muito dolorido pode até passar gelo que irá aliviar bem)
    • Retire o excesso de leite com a bombinha ou manualmente… o leite precisa sair… As mamadas também ajudam e muito!
  • Mas atenção Mamães caso sua situação se agrave e você venha a sentir calafrios, febre acima de 38,5 graus e cansaço generalizado, procure logo o seu médico, evite complicações. 

Veja neste site aqui um guia completo de como amamentar de forma correta.

 

Cuidando do bebê.

 

Os bebês acordam de madrugada e querem mamar. Aos poucos, estabeleça rotina a ele(a): hora de comer, hora de tomar banho, hora de dormir, de brincar…

 

Uma dica importante é não tomar medicamentos sem orientação médica, pois tudo o que você ingere vai para o leite materno e passa para o bebê.

 

Se o bebê tiver muita cólica, procure o pediatra. Há casos de alergias, como a proteína do leite de vaca, que causam choros constantes. “Mas como assim? O meu bebê nem toma leite de vaca!”… Calma mamãe… você consome alimentos à base de leite ou ingere leite de vaca, tudo isso vai ao seu organismo e é transmitido ao bebê pelo leite materno.

Encontre suas amigas que têm filhos e tire dúvidas com elas, converse muito sobre maternidade.

 

Relacione-se com seu bebê e saiba entendê-lo.
Incentive o pai a cuidar do bebê e te ajudar, porque assim você terá uma folga para tomar banho, comer e se arrumar.

Nada de ficar com uma cara brava e de pijama o tempo todo, hein?!

Não fiquem em casa 24 horas por dia, principalmente aos finais de semana. Convide o parceiro a passear e os leve para dar uma volta, na praça ou em locais calmos.

 

Durma quando o bebê dormir e tire aquela soneca boa da tarde!

 

Os bebês choram, dão trabalho, mas são uns amores e é tudo o que você queria, na verdade, mais do que você poderia imaginar! Quando eles sorriem, você esquece a correria, os problemas, esquece tudo!

 

Como é bom ser mãe e de primeira viagem também, por que não?

 

Então muita calma nesta hora mamãe… Respira… “não pira”…. vocês estão só começando uma linda relação de amor mútuo… cumplicidade…

Você se acostumará com a nova rotina mais rápido do que imagina e, ainda, aprenderá a cuidar do seu filho mais rápido do que pensa!

Ser mãe de primeira viagem é uma missão que lhe foi concedida e você irá tirar de letra!

Confira também este outro post: 15 dicas que toda mãe de primeira viagem precisa saber.

Gostou deste post mamãe? Compartilhe conosco a sua opinião e ficaremos felizes em saber um pouquinho da sua experiência. Caso possua alguma dúvida que possamos responder, deixe seu comentário abaixo, nós lhe retornaremos o mais rápido possível.

 

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais para que mais mães de primeira viagem saibam dessas dicas!

Veja nosso artigo:  “Guia definitivo para decoração do quarto de bebê!”. Um guia completo que irá te auxiliar na decoração do quarto do bebê. 

Também super recomendamos que você veja nosso post sobre como fazer o bebê dormir a noite inteira.

 

 
Recomendados para você!
DIGA ADEUS AS RUGAS COM AGELESS
Acessar
Experimente os benefícios de uma pele bonita e saudável hoje mesmo!!
NUTRIÇÃO PARA GESTANTES
Acessar
Elimine todas as sua dúvidas e viva com tranquilidade e confiança esse momento tão especial da sua vida.
PROBLEMAS COM O SONO DO BEBÊ?
Acessar
Método revela os maiores segredos para bebês dormirem a noite toda!

Posts Relacionados

15 dicas que toda mãe de primeira viagem deve sabe... 15 dicas que toda mãe de primeira viagem deve saber Acompanhe neste post 15 dicas especiais para mãe de primeira viagem!   Você é mãe de...
Reflexão o nascimento e o crescimento dos filhos&#... Reflexão o nascimento e crescimento dos filhos... O nascimento e crescimento dos filhos! A notícia da espera de um bebê e a experiência de se vivenc...
Método Fada do Sono Para ensinar bebê dormir sozin... Método fada do sono para ensinar bebê dormir! Método fada do sono para ensinar bebê dormir e crianças de até 5 anos Funciona? Confira neste post se...
Como fazer o bebê dormir? Como fazer o bebê dormir a noite inteira? (e crianças de até 5 anos) Ao final da leitura deste post terá valiosas dicas de como fazer o bebê dormir a...
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votes, average: 4,58 out of 5)
Loading...